quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

CUIDANDO DE GATINHOS....SEM GATA MÃE

Essa é uma experiência minha,única e muito dolorosa que estou tendo aqui no projeto.
Esses filhotes foram abandonados na casa do Peter,o senhor que alimenta gatos de rua e sua casa infelizmente se tornou ponto de abandono.


Mas ele se nega a cuidar de filhotes que dependem de mamadeira e pratica eutanásia quando chegam.


Alguns casos de filhotes que já comem ração conseguimos contornar dando apoio da castração,mas logo que esses chegaram,ele nos ligou avisando que faria eutanásia.

Eutanásia não é solução de problema ,a castração é a melhor solução,nós sabemos disso,mas ele é teimoso,enfim em comum acordo decidimos que iriamos cuidar deles e assim que estivessem desmamados devolveríamos castrados e vacinados na casa.


Parece perfeito,mas não é.

Já sabíamos que teríamos que aquecer,dar mamadeira a cada 2 horas,limpar e estimular para fazarem suas necessidades,sabíamos com teoria,nunca pegamos gatinhos sem gata-mãe com essa idade.


Achei que estava na hora de relatar o que eles passam por conta da irresponsabilidade das pessoas que tem suas gatas não castradas e quando isso acontece abandonam os filhotes assim que nascem,atitude criminosa essa.

Realmente não entendo porque permanecem com as gatas ,com leite,desesperadas por seus filhotes e continuam sem castrar e assim continuando seu ciclo de procriação e abandono.


Abandonem juntos com a mãe ou então esperem os filhotes crescerem e terem chance de viverem e terem lares ,isso não é ter amor por nada,pelo amor de Deus CASTREM.

Em comum acordo com meu marido nos dividimos em turnos,eu fiquei com o DIA TODO pra cuidar deles e dos outros que temos,mais a parte da internet,compras,vendas,adoções,entrevistas,etc.


Meu marido que trabalha o dia todo ,ficou com a parte da noite.



A parte prática de colocar na caixa,colocar cobertas ,fazer o leite que tinha um pouco dos filhotes da Avelã,pesquisar na internet ,publicar no face e receber algumas instruções,foi até mais simples.


A agonia de vê-los perdidos,desesperados procurando a mãe,fome,frio,insegurança,fomos aprendendo na medida que lidamos com eles.


Aquela ninhada que imaginamos quentinhos,limpinhos e cheirosinhos,sem problemas gastrointestinais,diarréia,constipação,etc,não existe sem uma gata-mãe.



A cama é trocada na virada dos turnos,eu troco de manhã,encho as duas garrafas de agua quente e a bolsa que fica no meio ,troco os cobertores que ficam envolta das garrafas e o tapete higiênico,e á noite meu marido faz tudo novamente.

Tem paninho de pegar,limpar,de pôr no colo,enfim tem tudo para deixa-los confortáveis e limpinhos.


As vezes temos que trocar mais vezes o tapete,varia de 2 a 4 x por dia.



Preparo o leite pela manhã pro dia todo e conforme as mamadas,agora damos a cada 3 horas,vamos aquecendo em banho maria.


Uma amiga me perguntou se eles cheiravam a bb,ai eu pensei,muita gente não sabe como é a prática.


Não,não cheiram,eles sugam uns aos outros ,um faz xixi na cara do outro,coco,e ficam todos melecados,cabe ao cuidador limpar e limpar,a cama fica imunda,de xixi,coco,eles e tudo mais.


Limpamos a cada mamada com água morna que fica na garrafa térmica com algodão molhado,depois secamos com algodão seco e passamos lenços umedecidos.Isso após cada mamada.

filhote fazendo coco após ser estimulado

Também massageamos a barriguinha deles para ajudar no trânsito intestinal,essa parte eles gostam.
Odeiam quando limpamos,ficam se debatendo,resmungando,gritando principalmente na estimulação do reto,quando evacuam gritam....

Fazem xixi lindamente,coco não posso dizer o mesmo....

Depois são colocados na pré cama,uma bacia que deixamos do lado com paninhos,até troca geral da cama.



Antes de completarem quinze dias ,um dos gatinhos, a única fêmea ficou constipada,era sábado pra domingo á noite,não tinha veterinário pra atender.Então dei iogurte natural ,fiz massagem com azeite morno na barriga e nada.


No dia seguinte ,domingo,também não tinha veterinário,liguei para o Dr. Diogo que me passou instruções pelo telefone,fiz lavagem intestinal  com água morna e óleo mineral uma vez e nada,depois comprei um tal de enema na farmácia fiz novamente,ela gritava de dor,dei buscopan +luftal pra dor e gases,deu uma melhorada,dormiu,mas nada saiu,liguei novamente pro Diogo ,ele disse que tinha que sair.
Cozinnhei abóbora e dei com iogurte natural ,fonte de pré e probiotico,já dei pra todos....o medo de todos terem foi tremendo...,mas a barriga só estufava mais...

Rezei muito para que ela aguentasse até segunda de manhã,no começo da noite ela começou a evacuar,dei agua de coco também,chá de camomila,erva doce...

Mas foi aos poucos e a barriguinha começou a esvaziar,ela começou a mamar mais,e na segunda completaram os 15 dias,hora de dar vermífugo,meu medo avassalador ,sabia que depois do vermífugo poderiam não resistir...
irmão dela que da´pra ver vermes mexendo na barriga

Talvez pela fonte probiótica que demos,na segunda pela manhã ,já víamos vermes dançando no reto,entrando,saindo ,não ia dar o vermífugo pra ela ainda ,mas depois de visualizar não dava pra deixar quieto.

No final da tarde todos foram vermífugados,e ela começou a definhar mais,saiu tanto verme vivo,morto...e mesmo assim ainda ficaram muitos...

No machinho sialata dá pra ver melhor,algo que se mexe lá dentro todo enrolado e nada de sair....

Na manhã seguinte,ultima mamada do turno do meu marido,ela já estava sem vida!

Ele me chamou ,estava dormindo,e contou,pensei que fiz tudo o que pude,tudo,não havia nada mais que pudesse fazer por aquela vidinha,que fechava os olhos no momento de dor e sofrimento,que amassava pãozinho em minhas mãos,ronronava,que conversávamos entre mamadas ,que pedia pra ela sobreviver ,que eu ficaria com ela,para nunca mais sofrer!!


Aprendi e estou aprendendo muito com esses filhotes e apesar do sofrimento NOSSO,agradeço a Deus por ter dado essa oportunidade pra que eu crescesse mais como SER Humano,tenho até vergonha de dizer que sou um ser humano.

Seres humanos abandonam ,matam,mentem,enfim...

Foi um anjo de luz que passou por aqui e foi brilhar no céu dos gatinhos....

E estou me debulhando em lágrimas por reviver em minha mente os momentos que passei com esse filhote,que já veio com o pescocinho torto,talvez má formação e sofreu...sofreu em berço de amor e cuidados,e os que sofrem sem ter nada disso?

Será que cada pessoa pensa antes de abandonar?do que será da vida deles?

A única coisa que tem são sua mãe e dependem exclusivamente dela pra tudo,comer,fazer necessidades,defesa do sistema imune,segurança,tudo,tudo.....

Nós ,pessoas,não conseguimos substituir a mãe de cada espécie.

Eles nascem prontos pra receber o leite da mãe,precisam do colostro,da estimulação ,precisam da mãe.

O leite artificial além de não prevenir,proteger o sistema imune,causa gases e problemas gastrointestinais,e muitos não sobrevivem,outros sobrevivem ,mas que triste isso!

Deixem os filhotes mamarem com suas mães até que possam crescer fortes,deixem a mãe cuidar dos filhotes e seguirem sua natureza,castrem os animais.

Mais um dos filhotes está mal e estamos dando suplementos,soro,chá e tentando...

Continuaremos tentando e mostrando como é a vida de filhotes abandonados sem suas mães para que quem sabe na próxima vez que sua gata emprenhar ,você repense e não abandone sua cria para morrerem,sofrerem até a morte agonizando de dor, fome,medo ,frio....

Se você não pode ter mais  animais,castre sua gata ,ou não tenha animal nenhum,compre um de pelúcia,eles não gastam,não dão  trabalho,não sofrem!

Os animais merecem viver com o que há de melhor,eles nos dão todo seu amor,dedicação,são verdadeiros em tudo!

Nós temos que retribuir com amor,cuidados,posse responsável!

Não abandone animais,é um ato criminoso!

Quem doa  e adota animais sem castrar também contribui com esses abandonos!

Procure entidades sérias,zoonoses que doem animais castrados!Não contribua com abandono.

Quando vc contribui se torna cúmplice de tamanha crueldade!

Algumas pessoas dizem ,mas eu levo pra castrar,mas se todas fizessem não teríamos tantos abandonos,não acha?vc faz mas outros não fazem,então não incentivem quem doa sem castrar!

Ninguém tem o direito de procriar animais,nem mesmo os de raça,o animal não escolhe procriar,ele age por instinto,

Também não pode escolher quando os filhotes são abandonados...ir com eles ou ficar com você!

Reflitam e castrem seus animais!

Pense nisso!


Os Fofoletes agradecem!


Nenhum comentário:

Postar um comentário